topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Duas manidestações Culturais do Pico Profundo

 


Duas manidestações Culturais do Pico Profundo:


OS PEDRAS NEGRAS
(Conjunto de instrumentos de corda – CANDELÁRIA)
Livro de Dª. LUZIA LIMA (SILVESTRE) – SANTA LUZIA


Sabia que estavam actuando por aí, mas ainda não tinha conseguido apreciar uma actuação pública destes jovens da Candelária (todos eles) que ensaiam na oficina do Laurindo Cardoso. Foi agora na Festa do Padroeiro São Roque que, tal como algumas dezenas de melómanos, assistimos a uma hora de espectáculo só com instrumentos de corda: música clássica (Serenata de Schubert); várias obras da música contemporânea açoriana; música dos anos 60; Zeca Afonso e um inédito “Sereia”.

1ª actuação - Feira Agropecuaria do Pico - Maio 2010

Para manter a fidelidade da informação sobre este excelente veículo de divulgação e interpretação da nossa cultura musical, nada melhor do que nos socorrermos do seu próprio blogue http://www.ospedrasnegras.blogspot.com/: Quem são OS PEDRAS NEGRAS: JAIME FERREIRA (viola baixo); LAURINDO CARDOSO (bandolim, bandola e viola da terra modificada); ROBERTO DIAS (violão e voz); VAGNER PAULOS (violão) e seu irmão VASCO PAULOS (bandolim, bandola, viola da terra e voz).

Actuação em São Roque

Eles mesmo se intitulam como “um grupo de amigos com uma paixão comum: a música! Tocamos instrumentos de corda tradicionais e executamos o mais variado tipo de música, com a singularidade acústica dos instrumentos de corda tradicionais. Pretendemos com este sítio, para além de nos darmos a conhecer, divulgar alguma da nossa actividade - músicas e eventos em que participamos.”

Busquem este sítio e apreciem com gosto o que de bom se está fazendo nesta ilha. São sons genuínos de cordas tangidas com enorme sensibilidade musical. Bem hajam.

Na última sexta-feira, dia 13 de Agosto, pelas 19h30, na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico, foi apresentada, em sessão pública, a obra “Retalhos da Vivência de um Povo”, da autoria da nossa amiga a Senhora Professora Dª Luzia da Glória Ferreira Lima (Silvestre) e de sua neta Aurélia Alvernaz.

Livro D. Luzia Lima

Esta publicação particular, resultado de um pedido de ajuda da neta (Aurélia Lima) à avó (Luzia Lima), para um trabalho de escola, sofreu várias vicissitudes, sendo mesmo rejeitada, ou melhor recomendada, pela comissão especializada da DRAC a sua publicação no âmbito municipal, como veio a acontecer. Desde a recolha de dados sobre a freguesia de Santa Luzia, pesquisa e recolha fotográfica de imagens antigas, este trabalho é um marco na história recente desta freguesia, que sempre soube lutar contra todas as calamidades naturais principalmente no século XVIII (1 de Fevereiro de 1718) e ainda hoje, nessa data, os santaluzienses vão em romaria à Ermida da Sra. dos Milagres no Cachorro...

A paginação e a fotografia deste livro esteve a cargo de seu genro Manuel Alvernaz e a revisão foi da responsabilidade de Manuel Fernandes. Albino da Terra Garcia, no seu estilo peculiar fez a apresentação deste livro que acaba por lançar uma ponte entre o passado e os últimos anos, entrelaçando vivências, costumes e empreendimentos levados a bom porto, fazendo assim história, já que não escapam
à argúcia das autoras, lendas e pequenos relatos de casos passados e guardados por mais de quatro gerações da população de Santa Luzia.
“Retalhos da Vivência de um Povo” está à venda no Centro Multimédia de São Roque do Pico.
À amiga Sra. Professora D.ª Luzia Silvestre, sua neta Aurélia e restante família os nossos agradecimentos pela disponibilidade que patenteiam ao doarem à nossa ilha e à nossa Região, mais um importante e marcante testemunho da luta deste hospitaleiro e lutador Povo do Pico.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007